O filme Homem Formiga e a Vespa: Quantumania (Antman and the Wasp: Quantum, 2023) Scott Lang (Paul Rudd) retorna as suas aventuras depois de um período de calmaria em que teve tempo até de escrever um livro biográfico sobre o seu período lutando ao lado dos Vingadores e do Capitão América. Ao mesmo tempo, Scott tem que lidar com a fase adolescente da filha Cassie (Kathryn Newton) que cresceu durante o tempo em que ele foi parar no Universo Quântico e agora inspirada pelas ações heróicas do pai virou uma ativista querendo ajudar as pessoas em causas importantes mesmo que signifique ir parar na prisão de vez em quando (também igual ao pai rs).
Enquanto tenta entender a nova fase da vida da filha, a família de Hope (Evangeline Lilly), ainda tenta se acostumar com a volta da mãe, Janet (Michelle Pfeifer) do Universo Quântico também e os segredos que ela se recusa a revelar dos 30 anos que passou por lá.
Além disso, Cassie vem estudando sobre o mundo Quântico com Hank (Michael Douglas) o que fez com que ela acidentalmente transportasse sua família para lá onde eles são separados dos Pym. Para sobreviver ao Universo Quântico, agora eles precisam explorar o lugar e se adequar se quiserem sobreviver enquanto que Janet finalmente vai precisar encarar o fantasma do passado e contar a verdade sobre os 30 anos que passou lá e o que aconteceu de verdade durante essa época.
Visto pela última vez no filme Vingadores - Ultimato, o filme traz uma narrativa dos acontecimentos com a família Lang e Pym após as consequências da grande batalha entre os heróis da Marvel. Apesar disso, levar boa parte dos personagens para o Universo Quântico foi um grande risco visto que alguns dos personagens mais carismáticos da trilogia, está ausente do longa que é caso de Luis (Michael Peña) já que o diretor Peyton Reed não conseguiu encaixar o personagem nos plots apresentados na trama fato que foi bastante sentido pelos fãs da trilogia.
O novo filme apresenta novos personagens como os vilões Kang, O Conquistador (Jonathan Mayors) que já havia aparecido anteriormente no seriado Loki. Outro vilão presente no filme é M.O.D.O.K que é um velho conhecido dos fãs da saga de Scott Lang. Enquanto que Kang é apresentado como um vilão mais ameaçador sendo temido por todos, já M.O.D.O.K é um vilão mais sarcástico o que proporciona alguns momentos de humor durante o longa, penando até para algumas cenas mais bobas.
O visual do Mundo Quântico lembra muito tanto os filmes Star Wars como Star Trek e os fãs da saga vão se identificar com os efeitos que são apresentados no filme. Embora muito bem trabalhado pela equipe de efeitos especiais assim como maquiagem e figurino, o excesso de cgi durante a projeção pode cansar um pouco já que estávamos acostumados a filmes mais “terrenos” nos filmes anteriores do Homem Formiga.
O roteiro de Jeff Loveness ficou um pouco confuso tentando justificar as histórias paralelas das famílias sepadas, da guerra ocorrendo no Universo Quântico e ainda sobre o passado conturbado de Kang. O diretor Peyton Reed bem que tentou trabalhar com o que tinha em mãos mas a história ficou confusa demais e com muitos elementos que não faziam muito sentido.
Homem Formiga e a Vespa : Quantumania estreiou no último dia 16 de fevereiro nos cinemas brasileiros e está sendo distribuído pela Disney Studios
Vai fazer a festinha do seu filho dos Homem Formiga ou Vingadores e ainda não tem fotógrafo? Então me chama no whatsapp e vamos conversar! Eu vou amar poder fotografar a sua festinha também!